quinta-feira, 12 de março de 2009

Bocejo


O bocejo é uma ação involuntária, na qual abrimos a boca e respiramos fundo. Pesquisas recentes afirmam que esse mecanismo ocorre em fetos de 11 semanas de vida. Até certos animais, como cachorros, gatos e peixes, por exemplo, também bocejam.

Quando uma pessoa boceja, abre bem a sua boca, permitindo a inalação de uma grande quantidade de ar. Ao realizar a inspiração, o pulmão se expande, os músculos abdominais são flexionados e o diafragma é contraído. O bocejo também provoca o aumento do ritmo do batimento cardíaco, elevando-o em até 30%.

Até hoje, não se sabe exatamente o que provoca o bocejo. Existem três teorias que tentam explicá-lo. A teoria física afirma que nós bocejamos para obter uma maior quantidade de oxigênio e eliminar um acúmulo de dióxido de carbono. Por esse motivo, segundo essa teoria, nós bocejamos bastante quando estamos em grupo, uma vez que muitas pessoas produzem uma maior quantidade de dióxido de carbono no ambiente.

A teoria da evolução prega que os nossos ancestrais já realizavam uma espécie de bocejo para mostrar os seus dentes e intimidar os outros, e que esse ato seria uma manifestação de confronto. Outra tese, e talvez a mais conhecida, é a de que o bocejo acontece em situações de tédio, fadiga ou cansaço.

Atualmente, não é possível explicar o porquê do bocejo ser provocado. Provavelmente, ele é um mecanismo necessário para o bom estado do corpo físico, visto que aumenta a quantidade de oxigênio e o ritmo dos batimentos cardíacos, no entanto, esses benefícios podem ser facilmente proporcionados com a atividade física. Desta forma, o bocejo ainda é um assunto a ser explorado.

Outro aspecto interessante é que, quando vemos e ouvimos alguém bocejar ou lemos algo sobre o bocejo – como este artigo – existe uma grande probabilidade de bocejarmos também.

8 comentários:

Nuno de Mattos Capeletti disse...

Ufa! Confesso que li todo o post me perguntando onde estava a parte que falaria do "bocejo contagioso".. heheh ainda bem que não esqueceste de citar esta parte. Pena que ainda restam tantas dúvidas acerca deste ato comum.

Parabéns pelo post!
Beijo

André disse...

ja li algo sobre isso,
mas ate q nao senti vontade de bocejar.naum
=]

http://nadadelicada.blogspot.com/

Anônimo disse...

E eu achava que era só porque a pessoa estava com sono !!!!!!

Monique disse...

Bocejei três vezes lendo o post, hahaha

Muito interessante seu blog, uma fonte a ser explorada por curiosos como eu.

Parabéns! :D

Unknown disse...

Muito legal! É verdade, eu também bocejei várias vezes quando li a postagem XD

Muito interessante! Parabéns pelo blog!

Jacque disse...

Mininu...bocejar eh taum bom...sow meiu vergonhoso qnd a galera baba durante oboceju! sahusahuashushaas
Legal teu blog, parabéns ;)

p.s.: ki unha ojenta eh a dessa criatura du post de baixu?? vixe!! shasuhsauhsuahas

xeru

http://jaconapacheco.blogspot.com/

kilder disse...

pois é...parece que o bocejo contagia mesmo!!! e é engraçado como quase ninguem percebe isso!!! rsss

muito legal!

Erich Pontoldio disse...

É gostoso d+...dar aquela bocejada e aquela esticada nos braços ... deu ate preguiça

Design by Dzelque Blogger Templates 2008

Curiosidades - Design by Dzelque Blogger Templates 2008