quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O susto faz o soluço parar?


Você já ouviu falar que o susto faz o soluço parar? Mas afinal, será que vale a pena arriscar levar um “sustinho” nesse momento? No instante do susto o organismo libera a adrenalina, substância que restabelece o funcionamento normal do nervo frênico, fazendo com que o soluço pare. Mas para que o susto exerça essa influência, a pessoa precisa se assustar de verdade.

O nervo frênico controla os movimentos do diafragma, principal músculo responsável pela respiração. O soluço, fechamento da glote que ocorre independentemente da nossa vontade, pode ser cessado também ao tomar um copo de água com o nariz tampado.

Outra tentativa de fazer com que o soluço pare, é prender a respiração por alguns segundos, assim a taxa de gás carbônico no organismo é aumentada, o que faz com que o nervo frênico iniba e depois volte a trabalhar corretamente.

6 comentários:

Leo Pinheiro disse...

A de prender a respiração funciona... As vezes. O susto pode ser eficaz na teoria, como vc explicou. Mas na prática nunca vi resolver soluço algum!

Italo Sena disse...

Haha, muito bom! Já tinha lido algo sobre o que era o soluço, mas não sabia a explicação do que faz ele parar, tanto com o susto, quanto prendendo a respiração.
Enriqueceu meus conhecimentos =D

Anônimo disse...

Por grande sorte minha, não tenho um solução há uns 10 anos. Digo sorte pois sempre era um inferno me fazer parar de soluçar. Realmente,a sensação de que seu corpo age sem seu consentimento é extremamente desagradável.

Um abraço.

Alice Daniel disse...

Uma técnica infalível: fechar a boca, tapar o nariz e forçar o ar a sair. Parce que o ar tenta sair pelo ouvido rsrs
Para o soluço na hora.

Anônimo disse...

É lendo e aprendendo essa ai eu não sabia cara.

Rerisson Marques disse...

Comigo não!

Design by Dzelque Blogger Templates 2008

Curiosidades - Design by Dzelque Blogger Templates 2008